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Direitos do paciente

Todos os pacientes, sem restrições por motivos de raça, sexo, idade, idioma, religião, opinião política ou de qualquer tipo, origem social, posição econômica ou condição social, tem o direito de:

Escolher livremente o profissional de saúde da especialidade requerida, de acordo com a disponibilidade da clínica.

Receber informações claras da equipe de saúde (estado de saúde, serviços que vai receber e riscos do tratamento).

Receber um tratamento digno, respeitando suas crenças e costumes sem qualquer discriminação.

Manter suas informações clínicas confidenciais.

Receber atendimento em ambientes que garantem sua privacidade.

Receber a melhor assistência médica de acordo com sua condição clínica.

Aceitar ou recusar qualquer tratamento (diretamente ou através de um representante) e ter sua opinião respeitada e levada em consideração.

Receber informações completas sobre os custos e/ou processos administrativos da sua saúde e tratamento.

Solicitar ou recusar apoio emocional dado por funcionários da instituição.

Solicitar a entrada de alguém que você considere um suporte espiritual ou moral, respeitando sua liberdade.

Decidir se quer ou não participar de pesquisas científicas.

Deveres do paciente

Respeitar outros pacientes, suas famílias e funcionários da clínica.

Enviar a documentação verdadeira e necessária para acessar os serviços médicos solicitados.

Fornecer informações completas e verdadeiras para equipe de saúde.

Participar ativamente do seu tratamento médico.

Cumprir as normas de segurança e políticas estabelecidas pela clínica.

Não trazer armas ou qualquer elemento considerado perigoso para a segurança dos demaispacientes, suas famílias e trabalhadores que estão dentro da clínica.

Não entrar com animais (casos excepcionais, como cão guia e animais de suporte emocional, serão permitidos), bebidas alcoólicas e/ou substâncias psicoativas nas instalações da clínica ou estar sob a influência de qualquer um deles.

Não de fumar dentro das instalações da clínica.

Cumprir pontualmente os compromissos agendados ou cancelar/remarcar
com antecedência quando não puder comparecer.

Assinar um termo de responsabilidade caso não aceite fazer algum procedimento.

Seguir o plano de tratamento indicado pela equipe de saúde.

Ler, entender e assinar o consentimento antes de realizar um procedimento.

Cuidar e fazer uso consciente das instalações, equipamentos e serviços da clínica.

Usar a caixa de sugestões e comunicação da recepção para relatar elogios, reclamações e sugestões.

Efetuar as obrigações de pagamento dos serviços recebidos dentro do prazo estabelecido.

Assumir pagamentos de serviços adicionais que forem acordados nas consultas médicas.