Skip to content

Contamos com uma equipe médica de alto nível com experiência em especialidades como dor, psiquiatria, neurologia, anestesiologia e neurocirurgia. São eles que, com tratamentos integrais e complementares, ajudarão a melhorar as condições de saúde e qualidade de vida de todos os nossos pacientes.

Dr. Eduardo Faveret

Neuropediatra especialista em Epilepsia. Pioneiro no Brasil no uso medicinal da Cannabis. Fundador do primeiro centro de Epilepsia do Rio de Janeiro. Coolaborador e co-fundador de várias associações de Cannabis Medicinal, como APEPI, ABRACE, ABRARIO e AbraCannabis. Participou ativamente da Reforma Psiquiátrica no estado do Rio de Janeiro durante 8 anos. Praticante de Ioga, busca integrar à sua prática clínica os fundamentos da alimentação funcional individual. Foi um dos primeiros prescritores de Canabidiol do país (fatos documentados no filme Ilegal). Ao longo dos anos, adquiriu vasta experiência com o uso dos canabinoides, com destaque aos transtornos neuropsiquiátricos da infância, como autismo e epilepsias. Extensa experiência como docente do ramo canábico, como WeCann Academy e pós-graduação em Cannabis Medicinal Inspirali. Consultor científico Fiocruz. Participou da mesa redonda do evento “Cannabis Medicinal, um olhar para o amanhã”, no Museu do Amanhã (RJ). Participou de inúmeros programas de TV, como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Leda Nagle e Fantástico, contribuindo enormemente para o esclarecimento acerca do uso medicinal da Cannabis e mitigação do preconceito associado ao seu uso. Protagonista na aprovação da inclusão de derivados de Cannabis na REMUME em Búzios – RJ, primeira cidade brasileira a aprovar a distrubuição de canabinoides pelo SUS. Diretor médico Brasil das Clínicas Zerenia.

Dr. Ricardo Ferreira

Médico especialista em cirurgia da coluna e clínica da dor com mais de 20 anos de experiência no tratamento de dor e doenças da coluna. Desde 2015 prescrevendo e acompanhando pacientes em uso de cannabis como medicamento para controle de dores crônicas.

Dra. Cristiane Cavalcante Paixão

Mestre em Saúde Pública com área de concentração em Violência e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP- Fiocruz. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Responsável pelo atendimento em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro desde 2007. Pós-graduada em Cannabis Medicinal da Universidade Ânima Inspirali – SP. Atua também como Psiquiatra Geral e Infantil em consultório, com experiência em atendimento de pacientes com transtornos do desenvolvimento, transtornos de humor e ansiedade, transtornos psicóticos, prescritora de Cannabis medicinal desde 2018, para crianças, adolescentes e adultos.

Dr. Paulo Edmundo Augusto Lopes

Atua como psiquiatra há 22 anos quando ingressou na residência de psiquiatria (1999) no IPUB. Desde então trabalhou na rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro, principalmente em CAPS onde atuou como Diretor Técnico e preceptor de residentes. Está há aproximadamente 5 anos envolvido com estudos sobre terapia com cannabis e psicodélicos, sendo há 2 anos prescrevendo. Também tem formação em Experiência Somática, uma técnica de abordagem terapêutica que privilegia a sensação corporal. No momento cursa a Formação em Pesquisa com Psicoterapia aliada aos Psicodélicos (Instituto Phaneros) e a Pós-graduação em Medicina Canabinóide (Ânima Inspirali-SP)

Dr. Wilson Lessa

Médico Psiquiatra, graduado pela UFMS em 2001, residência médica em psiquiatria na Santa Casa de Campo Grande-MS concluída em 2004. Título de especialista em Psiquiatria Geral e Forense pela AMB/ABP. Membro IACM (international association for cannabinoid medicines), da SCC (society of cannabis clinicians), ICRS (international cannabinoid research society) e da SBEC (sociedade brasileira de estudos da cannabis). Professor das pós-graduações em cannabis medicinal da Manole, Anima/Inspirali e WeCann Academy.

Dra. Shaylla Vilas Bôas

Graduada em Medicina pela Universidade do Grande Rio (2006). Concluiu a especialização em Neurologia  ministrada pelo Coordenador Prof. Sérgio Augusto Pereira Novis, com monografia que versou sobre “Epilepsia do Lobo Temporal: características clínicas e alterações eletroencefalográficas interictais”. É Membro da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2014, sobre “Avaliação clínica e eletroencefalográfica da resposta ao tratamento cirúrgico em pacientes com Epilepsia do Lobo Temporal associada à Esclerose Temporal”, na época participou do Centro de Epilepsia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz Doutorado em Neurologia / Epilepsia pela Universidade Federal Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. 

É Epileptologista do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer desde 2013, onde acompanha pacientes portadores de Epilepsia Refratária ao Tratamento Medicamentoso e avalia outras possibilidades de tratamento (cirúrgico ou paliativos) buscando sempre o melhor controle das crises para cada paciente.

Dr .Arthur Vinícius Bianchini

Médico de família, graduado em gastroentrologia e pós-graduando em Cannabis Medicinal. Atualmente indica a Cannabis para tratamento de dor crônica, doença inflamatória intestinal, perda de apetite, ansiedade, insônia, autismo e doenças neurodegenerativas.

 

Dr. Sérgio Franco

Graduado em Medicina na UFRJ 1989. Residência em Hematologia UFRJ 1993. Hematologista do Instituto de Hematologia/Hemorio 1992 a 2002. Hematologista UERJ/ Hospital Pedro Ernesto 2002 a 2015. Mestrado FIOCRUZ 2000. Doutorando pela FIOCRUZ, Biologia Molecular e Celular. 

Área de interesse: Papel do sistema endocannabinóide na modulação do sistema imunológico, inflamação e hemostasia. Área de atuação potencial:  Ação do sistema cannabinóides nas Neoplasias hematológicas (potencial terapêutico direto, coadjuvante e paliativo), bem como controle de dor, naúsea, ansiedade/alterações emocionais e distúrbios do sono associados a doença de base, diagnóstico e seu tratamento. Modulação imunológica nas doenças autoimunes e inflamação, interação com Hemostasia primária e secundária, endotélio e terapias anticoagulantes e como terapia adjuvante para controle de dor e minimização de danos em alterações genéticas como anemia falciforme.

 

 

Dr.Tércio Ribeiro de Sousa

Clínico geral, graduado como médico em 1987, com experiência nas áreas de Emergências Médicas, Medicina de Família e Ortomolecular; e tratamento de stress pós traumático. Certificação internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Academy – 2° turma 2021, onde hoje, faz mentoria das novas turmas. Atua como prescritor de Cannabis medicinal na Apepi desde início de 2021.

Dra. Natália Mota

Psiquiatra, mestrado, doutorado e pós-doutorado em neurociências. Docente da Faculdade de Medicina UFRJ – IPUB.

Pioneira e reconhecida internacionalmente na área de psiquiatria computacional pelo desenvolvimento de métodos computacionais que auxiliam a caracterização de sintomas mentais pela fala preditivos de diagnósticos, assim como auxiliares na caracterização do desenvolvimento infantil e aprendizagem. Atuante nas áreas de desenvolvimento infantil e neuroeducação, desenvolveu métodos preditivos de performance escolar (Alumni da LASchool for Education em 3 edições), integrante do SIRS (Schizophrenia International Research Society), atualmente membro do Steering Committee do projeto  multicêntrico Discourse in Psychosis (https://discourseinpsychosis.org/) e do projeto multicêntrico Dream in Cosmo (https://www.dreamincosmos.org/).

Com dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais, foi vencedora  do prêmio Inovação para o SUS pelo Ministério da Saúde, prêmio Abril-DASA de medicina diagnóstica, indicada pela Revista Nature como Inspiring Scientist e listada pela Revista Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020.

Dr. Ricardo Valença

Mais de 30 anos de experiência como médico nefrologista e homeopata. Formado em Medicina pela UFRJ, especialista em Homeopatia Unicista e Nefrologia, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Especialista em Entrevista Médica e fundador do curso da “Arte da Entrevista Clínica”. Ampla experiência clínica em consultórios, serviços de Nefrologia hospitalar, terapia intensiva, atendimento domiciliar e desospitalização. 

É pioneiro nos estudos e aplicação clínica de telemedicina, ferramenta médica que utiliza redes e mídias sociais, sistema de pagamento e consultas online. É referência nos serviços de produção cultural na área da saúde, cultura empresarial e programas de aperfeiçoamento da escuta médica. 

Ampla experiência em programas de atenção domiciliar e desospitalização de pacientes. Especialista em Gestão em Inovação, Tecnologia e Serviços de Saúde pela PUC/RS. Consultor hospitalar nos serviços de telemedicina. 

Dra. Marianna Laíze dos Santos

Médica pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC/DF). Pós-graduanda em Cannabis Medicinal pela INSPIRALI/SP Turma I Elisaldo Carlini. “Conheci a Cannabis medicinal pela vontade de ajudar minha mãe com Fibromialgia a ter mais qualidade de vida, apesar das dores crônicas. Após observar uma melhora extremamente significativa nunca antes proporcionada por nenhuma outra medicação, decidi me aprofundar nos estudos relacionados à planta. Fui apresentada ao Sistema Endocanabinoide pelo professor e grande amigo Dr Eduardo Faveret (meu professor da pós-graduação à época) e convidada a compor a equipe Zerenia como médica. Minha meta profissional é proporcionar a outras pessoas a alegria que tive ao ver minha primeira paciente da Cannabis medicinal, carinhosamente chamada de mamãe, renascer em meio a um mundo de intenso sofrimento provocado pelas dores constantes.

Dra. Paula Rocha

Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade. Pós-graduada em Cannabis Medicinal pela Anima Inspirali-SP.