Skip to content

O que é

cannabis medicinal?

A planta de cannabis foi utilizada por milhares de anos em diferentes culturas ao redor do mundo para diversos fins, incluindo a medicina. Segundo evidências científicas, a cannabis medicinal reduz os sintomas de muitas patologias, como dor crônica, epilepsia e parkinson.

Visão geral da
Cannabis medicinal

Atualmente
existem mais de
700
variedades da planta
de cannabis (1)


Existem mais de
100
canabinóides (2)

Caracteriza-se por possuir mais de

500

compostos químicos,
entre os quais se destacam principalmente canabinóides, terpenóides, flavonoides (2)

Esses produtos químicos (canabinóides) ativam um sistema fisiológico presente no corpo humano chamado

sistema endocanabinóide

Os canabinóides mais abundantes e estudados são:

Canabidiol [CBD]:

  • Componente não psicoativo

Delta 9
Tetrahidrocanabinol
Δ9-THC [Δ9-THC]:

  • Componente psicoativo

1. ElSohly MA, Radwan MM, Gul W, Chandra S, Galal A. Fitoquímica da Cannabis sativa L. Prog Chem Org Nat Prod. 2017;103:1–36.
2. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine, Health and Medicine Division, Board on Population Health and Public Health Practice, Committee on the Health Effects of Marijuana: An Evidence Review and Research Agenda. The Health Effects of Cannabis and Cannabinoids: The Current State of Evidence and Recommendations for Research. Washington (DC): National Academies Press (US); 2017. (The National Academies Collection: Reports funded by National Institutes of Health). Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK423845/

O que são

Canabinóides?

Canabinóides são os compostos químicos na planta de cannabis. Os dois canabinóides mais conhecidos e mais estudados são: Tetrahidrocanabinol – THC e Canabidiol – CBD Eles fazem parte de mais de 100 compostos canabinóides da planta de cannabis.

Benefícios dos

canabinóides

Como os canabinóides

atuam no corpo humano?

Você sabia que nosso corpo humano possui um mecanismo exclusivo para processar os canabinóides da planta cannabis? É verdade! Este sistema é chamado de sistema endocanabinoide.

Assim como nosso sistema digestivo, que é responsável por receber o alimento e transformá-lo para que as células do nosso corpo o processem, nosso sistema endocanabinóide atua, processando os canabinóides e distribuindo-os para diferentes pontos do nosso corpo, impactando diversas funções fisiológicas como sono, estado emocional e sistema nervoso.

Sistema

endocanabinóide

O sistema endocanabinoide é um sistema de comunicação celular composto por receptores canabinoides que são encontrados em diferentes áreas do nosso corpo. Esses receptores são especialmente projetados para receber e processar os canabinoides da planta de cannabis. A principal função do nosso sistema endocanabinoide é manter o corpo em equilíbrio e tem impacto em múltiplas funções fisiológicas.